NOSSO ORGULHO DE SER BATEL

GRES DO BATEL

(GRES-Grêmio Recreativo Escola de Samba) DO BATEL

"GRES DO BATEL "

A fundação da Escola de Samba do Batel é datada no dia 16 de fevereiro de 1947.

Caetano Machado, um dos fundadores da escola, fazia aniversário no dia 16 de fevereiro e em 1947 e resolveu convidar amigos que prestavam serviço militar junto com ele na Base Aérea de Curitiba para festejar na casa de seus pais, Honório de Oliveira Machado e Noêmia Santos Machado. Durante os festejos, o principal assunto era o carnaval e a ausência da festa na cidade de Antonina por decorrência ainda da II Guerra Mundial que acabara em 1945. Resolveram então, pegar alguns instrumentos e saírem do bairro do Batel em direção ao centro, cantando e tocando músicas da época, e assim se divertiram e conseguiram brincar o carnaval. Os fundadores oficiais da Escola de Samba do Batel foram:

Caetano Cândido Machado (Mestre Caetano), Anízio França, Antônio Mesquita, João Schmitt, Aramis Guimarães, Paulino Pereira dos Santos, Antônio Costa (Totó Gato), Zé Bigode, Levi Cardoso, Milton Mendes, Benedito Mangarito, João Mangarito, Gelson Machado, Valfrido Souza e Valdomiro de Souza (Lilinho).

Em 1948, a Escola de Samba do Batel já participou do carnaval com maior organização. E a partir daí, até o ano de 1978, era escolhido um tema, e os foliões do bairro do Batel, saiam nas ruas entoando tanto sucessos da época, quanto músicas próprias. A partir do desfile deste referido ano, a organização da Escola de Samba do Batel nos desfiles foi alterada, e começaram a apresentar um tema, com enredo, com alas, carros alegóricos e fantasias.Com isso, durante a década de 1980 e 1990, a Batel realizou desfiles memoráveis, alcançando um tetra campeonato durante os anos de 1992-1995. Titulo este não conquistado por nenhuma outra escola de samba da cidade de Antonina.

Durante os anos 2000, a Batel deixou de desfilar por 4 anos consecutivos por estar passando por problemas de cunho financeiro, mas mesmo assim, não deixou de ser a maior escola de Antonina, devido a sua organização, que inclui uma sede própria, com quadra de ensaios. A partir de 2004, o Batel voltou para a avenida e desde então, sempre está presente nas comemorações momescas da cidade de Antonina. Sendo assim, a Batel se tornou detentora do titulo de escola de samba de Maior Apelo Popular, de maior Torcida e Maior Infra-Estrutura, por ter conquistado 11 títulos na época dos concursos da escola de samba, época esta que foi findada em 1999.
A Batel vem sempre para alegrar o povo, e trazer para quem assiste e participa, um pouco da cultura de nossa cidade, estado, país e até do planeta Terra.

Crie um site gratuito com o Yola.